Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência da família G, em Sorengo, é uma categoria de moradia que Palladio apresentou como contrastante com a cidade. O terreno, uma longa faixa de terra em uma ladeira inclinada faz parte de uma zona montanhosa, rodeada de um lado por um caminho privado e do outro por uma propriedade.
As longas laterais encontram-se rodeadas por outro terreno onde está sendo construído um empreendimento junto à um bosque. Para desfrutar da bela vista das montanhas e parte do lago, o térreo será elevado três metros.
Iñaki Abalos definiria este projeto como o produto do pragmatismo. Os espaços se articulam de acordo com os requerimentos concretos do cliente, como o fato de que todos os principais espaços do térreo, com um segundo nível estão dedicados unicamente a uma sala de jogos, área de convidados e uma piscina climatizada. Como residência, não é nem muito grande e nem muito pequena. Existem espaços para o necessário, para que cada membro da família viva a vida de forma autônoma.
O projeto consiste em um intercambio de áreas envidraçadas abertas e volumes fechados para abrigar as áreas técnicas e de serviço, assim como os espaços fechados, tais como o estúdio. Desde a entrada, situada a pouco mais de dois metros da rodovia, um longo corredor cruza toda a planta principal, ampliando-a e levando-a a sala de estar e jantar. A residência é um sistema que se reflete nos espaços.
A Residência G foi desenhada para permitir que todas as áreas internas possam abrir-se sobre a madeira: permitindo que a arquitetura converta-se em um filtro ambiental. Um pátio central aumenta ainda mais a importante relação entre o interior e o exterior. Os volumes compostos por divisórias auto-portantes, são de diferentes alturas e emergem no nível superior para a construção de uma paisagem artificial que contrasta com a paisagem natural das montanhas.
A escolha dos materiais é intencionalmente limitada, as paredes são de cimento desbotado tratadas com pintura reflexiva tando por razões estéticas como para proteção. No interior, o isolamento está coberto com gesso branco. Externamente, a residência foi revestida de pedra local. Acessórios de alumínio opaco conferem um toque contemporâneo ao projeto em seu conjunto.
Uma menção particular deve se feita ao processo de construção. O método pragmático une os aspectos técnicos e a natureza. Desde um ponto de vista técnico, existe uma fusão com o artesanato suíço. A chapa, sutilmente trabalhada, resolve detalhes relacionados com a água. As fôrmas, graças a um sistema criado ad-hoc para a casa, ocultam as marcas que se unem para que a estética das paredes de cimento não sejam comprometidas e permitem que o solo de madeira seja incorporado sem a necessidade de uma placa de base.